A morte é um dia que vale a pena viver: E um excelente motivo para se buscar um novo olhar para a vida
Da editora
Saiba mais sobre o livro
Edição revista e ampliada
Um livro que propõe um novo olhar para a vida
Em A morte é um dia que vale a pena viver, Ana Claudia tem a coragem de lidar com um tema que é ainda um tabu. Em toda a sua vida profissional, a médica enfrentou dificuldades para ser compreendida, para convencer que o paciente merece atenção mesmo quando não há mais chances de cura. Após toda a luta, agora os Cuidados Paliativos têm status de política pública, recebendo do Estado a atenção que ela sempre sonhou.
Mais sobre a autora
Ana Claudia Quintana Arantes é médica formada pela USP, com residência em geriatria e gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós-graduação em psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia e especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford. Ana Claudia é sócia-fundadora da Associação Casa do Cuidar, onde coordena os cursos de formação avançada multiprofissional – Prática e Ensino em Cuidados Paliativos.
Em 2012, publicou seu primeiro livro de poesia, Linhas pares, utilizado como base de pesquisa do impacto da poesia sobre a esperança de pessoas gravemente enfermas.
Algumas mensagens retiradas do livro
A morte chega, mas a vida prevalece.
Hoje ainda me pergunto: a escolha de se manter sentada nos protege de andar e de perder as pernas no caminho?
Como Nietzsche, eu também acreditava que o Homem tolera qualquer “como” se tiver um “porquê”.
Como eu lido com a dor do outro sem tomá-la para mim?
O verdadeiro herói não é aquele que quer fugir do encontro com sua morte, mas sim aquele que a reconhece como sua maior sabedoria.
As pessoas morrem como viveram. Se nunca viveram com sentido, dificilmente terão a chance de viver a morte com sentido.
Não me permita ser covarde, sentindo sua clemência apenas no meu êxito, mas me deixe sentir a força de sua mão quando eu cair.
– Rabindranath Tagore
“Se você expressar o que habita em você, isso irá salvá-lo. Mas se você não expressar o que habita em você, isso irã destruí-lo.”
– Jesus – Evangelho de São Tomé
Editora : Editora Sextante; 1ª edição (15 fevereiro 2019)
Idioma : Português
Capa comum : 224 páginas
ISBN-10 : 8543107202
ISBN-13 : 978-8543107202
Dimensões : 20.8 x 13.8 x 1.6 cm